Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas
https://bit.ly/3L7amLq Festival Sardinha

Irmãos pombalenses vão arbitrar jogo entre Islândia e Sérvia no Europeu de Andebol


Texto: Redação | Fotografia: DR Quarta, 10 de Janeiro de 2024

Os irmãos Daniel e Roberto Martins vão arbitrar o jogo que coloca frente a frente as seleções da Islândia e da Sérvia no Europeu de Andebol, que começa hoje na Alemanha e decorre até 28 de janeiro. A estreia desta dupla está marcada para sexta-feira.
Os irmãos naturais de Pombal são os únicos portugueses a figurarem nos quadros de arbitragem do EHF Euro 2024, o que os deixou orgulhosos. “[Esta nomeação] Significa um reconhecimento de um trabalho que temos vindo a desenvolver nos últimos anos. Depois de cinco Europeus da formação, chegou a hora de iniciarmos no nível sénior. Para nós é um marco importante”, afirmou, orgulhoso, Roberto Martins, o mais novo da dupla, em declarações ao ‘site’ da Federação de Andebol de Portugal.
Daniel, de 42 anos, e Roberto, de 41, para além da ligação familiar, partilham a paixão pelo andebol e caminham juntos no mundo da arbitragem há 23 anos, 14 deles enquanto internacionais. Reconhecem que a notícia da nomeação não foi uma completa surpresa, não só porque acreditam no profissionalismo e qualidade no desempenho das suas funções, mas também porque a trajetória ascendente nos últimos anos fazia crer que o momento estava próximo. E sempre esteve nos planos.
“Sempre foi um objetivo chegar ao patamar sénior das Seleções Nacionais e isso foi, agora, conseguido com muito trabalho, sacrifício e persistência. Quando soube da notícia fiquei feliz. No fundo, estávamos à espera de que este ano pudéssemos ser escolhidos para ir ao Campeonato da Europa”, assume Daniel Martins, justificando com o sucesso “das últimas três épocas”, no qual dirigiram, entre outros jogos de relevo, a Final do Europeu sub-19 em 2021, uma Meia Final do Europeu sub-20 em 2022 e uma Meia Final da EHF European League.
No que toca às metas traçadas, o elemento mais novo da dupla fala em ambição controlada: “Sendo o nosso primeiro Europeu sénior, esperamos fazer dois jogos na Fase de Grupos. Depois, como somos muito competitivos e também um pouco exigentes connosco, esperamos também chegar ao Main Round.” O irmão, Daniel, vai mais longe: “Chegar o mais longe possível é sempre a nossa meta, ou seja, a Final há de ser sempre ser o nosso grande objetivo”.|



Assinaturas