Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Multipli procura craques da tabuada nas escolas nacionais


Texto: Redação | Foto: Arquivo Terça, 23 de Abril de 2024

Encontra-se aber­to o período de candidaturas ao Campeonato Nacional Multipli, que se baseia no jogo de cartas com o mesmo nome.
Segundo refere o Politécnico de Leiria numa nota informativa, o campeonato “pretende contribuir para desenvolver o pensamento lógico e os conhecimentos relativos à tabuada, fomentar o interesse das crianças pela matemática, e estimular a componente lúdica ao longo do processo ensino-aprendizagem”.
Organizado pelo Politécnico de Leiria, através da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, e pela Alfiii, marca nacional de jogos lúdico-didáticos, o Multipli destina-se às crianças do 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos do ensino básico de todo o país, estando já na 6.ª edição consecutiva. As provas do campeonato realizam-se na aplicação do Multipli ‘online’, e as sete semifinais regionais estão agendadas para o período entre os dias 3 e 14 de maio. Já a grande final, decorre no dia 5 de junho.
“Desafiamos as escolas e professores a inscreverem os seus alunos nas semifinais da região (NUT II) onde está sediada a respetiva escola, e a desenvolverem livremente as suas próprias dinâmicas, com o jogo Multipli, através das diferentes modalidades colocadas à disposição”, refere a organização, citada na mesma nota, salientando que “o jogo Multipli está disponível em formato ‘online’, para todas as escolas e todos os alunos, sem custos, e é bastante intuitivo, o que pode ser uma boa ajuda para as escolas que já lidam com uma grande diversidade de nacionalidades dos seus alunos”.
As diferentes dinâmicas lúdico-pedagógicas que o jogo Multipli permite realizar podem ser inseridas em qualquer altura do calendário-escolar, de acordo com as decisões de cada escola/professor, com total autonomia, independentemente das inscrições no campeonato.
“O Multipli não só ajuda a alcançar metas curriculares na área da matemática, dos primeiros anos de ensino, como oferece a possibilidade de ser explorado de diferentes formas, e até se pode misturar com alguma atividade física. É por isso que, nesta edição, sugerimos o desafio: ‘Craques da tabuada, da cabeça aos pés!’. Pois a nossa convicção é que os conteúdos em formato digital são bons aliados no ensino, mas não devem anular o apelo ao convívio social, à criatividade e à atividade física”, acrescenta a organização.
As inscrições terminam no próximo dia 27 e devem ser feitas online, em https://campeonato.multipli.pt/



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu