Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Trilho recria percurso das tropas castelhanas até à Batalha de Aljubarrota


Texto: Redação | Foto: CIBA/Arquivo Sexta, 17 de Maio de 2024

Um percurso interpretativo de oito quilómetros entre o concelho da Batalha e São Jorge, no concelho de Porto de Mós, recria no sábado o trajeto feito em 1385 pelos castelhanos até à Batalha de Aljubarrota.
Intitulada ‘Trilho da Batalha Real’, a iniciativa pretende reconhecer os passos dados pelo exército castelhano, desde o primeiro avistamento da hoste portuguesa, na primeira posição - atualmente perto do Mosteiro da Batalha -, até ao local do confronto, a sul, na segunda posição.
Promovido pelo Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA) e pelo Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), o percurso linear, de dificuldade média, conjuga atividade física, conhecimento histórico e entretenimento, explicou à agência Lusa o diretor do CIBA, Tiago Paz.
“Hoje, num percurso mais confortável, é a forma de os participantes poderem reviver e entender as dificuldades, retratando aquilo que era a movimentação de um exército com milhares de pessoas, com as suas carroças, os seus mantimentos, as suas armaduras”

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas