Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leiria em aviso amarelo devido a chuva forte e trovoada


Texto: Redação | Foto: LFC Sexta, 07 de Junho de 2024

Leiria vai estar entre hoje e amanhã sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte e trovoada. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo de “aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas convectivas” vai estar acionado entre as 15h00 de hoje e as 03h00 de amanhã.
Leiria irá também estar sob aviso amarelo por causa da trovada, “frequentes e dispersas”, em igual período.
Apesar do mau tempo, as temperaturas para hoje vão manter-se altas, com previsão para temperaturas máximas a rondas os 31 graus. No entanto, amanhã, as máximas descem significativamente, com previsão para uma média de 23 graus de temperatura máxima. As mínimas vão entre um a dois graus face ao que se tem registado.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu igualmente aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga devido à previsão de aguaceiros, granizo e trovoada. Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Viana do Castelo, Coimbra, Castelo Branco, Braga e Aveiro vão estar com aviso laranja entre as 18h00 de hoje e as 06h00 de amanhã, passando depois a amarelo até às 21h00 de sábado. Estes oito distritos estarão sobre aviso laranja devido à previsão de trovadas fortes.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.
Dado o quadro meteorológico, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, alertou, em comunicado de imprensa, que poderão ocorrer, entre outras, inundações em zonas urbanas, causadas por a acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento, “cheias potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras e instabilidade de vertentes, conduzindo a movimentos de massa (deslizamentos, derrocadas e outros) motivados pela infiltração da água”.
O mau tempo previsto para os próximos dias pode ainda tornar o “piso rodoviário escorregadio devido à possível formação de lençóis de água ou à acumulação de gelo e/ou neve”“possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia”.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) refere numa nota publicada no ‘site’ que estava prevista “uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão”, atravessar Portugal Continental durante o dia de ontem, podendo manter-se até hoje. 



Assinaturas