Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Figueiró dos Vinhos exige uma “verdadeira política de coesão”


Texto: José Roque/Foto: Luís Filipe Coito Quarta, 26 de Junho de 2024

O Dia do Município de Figueiró dos Vinhos, assinalado na segunda-feira, ficou marcado pelo alerta para as assimetrias existentes no território nacional, com prejuízo para os territórios de baixa densidade que correm um risco cada vez maior de desertificação caso não haja “uma verdadeira política de coesão”.
Segundo o presidente da Assembleia Municipal (AM) de Figueiró dos Vinhos, o “envelhecimento da população” terá consequências “dramáticas” na desertificação das aldeias e vilas do país, como é o caso de Figueiró dos Vinhos, com Carlos Silva a sublinhar que “não há interior de Portugal sem as pessoas”.
Nesse sentido, Carlos Silva apela a que o Governo assuma a descentralização de mais competências para as câmaras municipais com os respetivos fundos financeiros. “É preciso inovar, apostar em medidas de apoio a empresas e trabalhadores, promovendo uma discriminação positiva a quem vive, trabalha e cria família no interior de Portugal”, defendeu o presidente da AM, assumindo que os autarcas são as pessoas indicadas para liderar este processo por serem quem melhor conhece os territórios.

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas