Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Marchas infantis, homenagens e inaugurações marcam Dia do Município


Texto: Redação | Foto: MB Sexta, 28 de Junho de 2024

O concelho do Bombarral assinala amanhã o seu 110.º aniversário com várias iniciativas, mas as festividades arrancam já hoje. Cerca de 550 crianças do pré-escolar ao quarto ano desfilam hoje nas tradicionais Marchas Populares do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó. O desfile vai decorrer na Avenida Professor Daniel Pires, a partir das 15h30. A música vai fazer ouvir-se a partir das 22h00, com o concerto da Banda Xeques Orquestra na Praça do Município, seguindo-se um espetáculo de fogo de artifício, às 00h00.
Amanhã, o Dia do Município inicia às 10h00, com a bênção da nova viatura do Serviço Municipal de Proteção Civil, na Praça do Município, seguindo--se o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho.
O programa prossegue com a sessão solene da Assembleia Municipal, às 10h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com destaque para a atribuição da placa comemorativa do centenário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral.
Após a cerimónia, será inaugurada a Rota dos Gigantes, na Mata Municipal do Bombarral, bem como a requalificação do Parque Infantil da Quinta de São José, e uma visita às instalações do Centro de Interpretação Geoparque Oeste.
Ao nível desportivo, irá realizar-se, domingo, o 24.º Passeio de Cicloturismo – Volta ao Concelho de Bombarral, a partir das 09h00, com partida em frente à sede do Grupo Desportivo e Recreativo de Azambujeira dos Carros.
A programação do 110.º aniversário do concelho conta, ainda, com a terceira edição do ‘Bombarral Jazz & Street Food’, que vai decorrer na Mata Municipal, nos dias 6 e 7 de julho.
O programa de comemorações teve início no passado dia 17 de junho, com a apresentação do ‘Gin Gotrix’, um novo produto com o selo Bombarral, desenvolvido pelo empresário bombarralense Nuno Andrade.
Também no âmbito das comemorações, foi celebrado, dia 20 de junho, um protocolo de cooperação com a Guarda Nacional Republicana para a implementação do programa ‘eGuard – Sistema de Teleassistência e Monitorização’ no concelho, que “vai garantir o acompanhamento de pessoas idosas em situação de risco, vulnerabilidade, solidão e isolamento”.
O legado artístico de Maria Barreira encontra-se interpretado num mural, no centro do Bombarral, idealizado pelos alunos do 12.º ano do Curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP). A apresentação do mural aconteceu na passada segunda-feira, na Mata Municipal do Bombarral, numa sessão que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, que destacou a importância desta homenagem à escultora bombarralense, cuja obra faz parte do espólio do Museu Municipal.
“A evolução do trabalho foi acompanhada a par e passo pelo autarca que, ao longo de vários meses, observou o progresso”, revela o município numa nota informativa.
A vereadora com o pelouro da Cultura, Fátima Coelho, saudou a intenção dos alunos eternizarem o trabalho de Maria Barreira no muro da Mata Municipal, já que o município pretende que este “seja um ponto de partida para todos aqueles que visitam o concelho e que, depois de observarem o mural, possam continuar a explorar a sua história e a sua obra no Museu Municipal”.
“Neste trabalho de arte urbana, realizado sob a coordenação da professora Paula Rito, podemos observar não só a figura da mulher – muito representada nas esculturas de Maria Barreira –maternidades e nazarenas. Para além da escultura, dedicou-se também à produção medalhística, presente também no mural”, explica a autarquia na nota, acrescentando que o mural ‘Maria Barreira’ vem juntar-se a outros, já existentes no concelho, produzidos no âmbito do projeto ‘APALAVRARTES’, aprovado pelo Plano Nacional de Leitura no âmbito do Movimento 14-20 a Ler e do Projeto Cultural de Escola.|



Assinaturas