Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Documentário filmado na Amazónia com estreia em Leiria


Quinta, 18 de Julho de 2024

‘YUPUMÁ’ foi produzido e distribuído pela Cedro Plátano, a produtora que, recentemente, foi vencedora dos Prémios Sophia, com uma outra obra por si produzida ‘Coney Island – As primeiras Vezes’.
A obra, uma produção portuguesa, é apoiada pelo Instituto do Cinema Audiovisual, e foi realizada no Brasil. Estreou internacionalmente a 24 de junho, em Copenhaga, no Latin American Film Festival, e contou com apresentações em diversos países da Europa.
Chega agora a Portugal e vai estar em exibição em Leiria, no Cinemacity . ‘YUPUMÁ’ é um filme documentário da antropóloga Verónica Castro, realizado em parceria com a comunidade Huni Kuin, comunidade da amazónia brasileira e, mais especificamente, da aldeia Nova Fortaleza, nas margens do Rio Jordão, no Estado do Acre.
‘Yupumá’ significa fazer algo pela primeira vez. Este conceito indígena do povo Huni Kuin/Kaxinawá, das terras baixas da Amazónia brasileira, serve de pano de fundo a este filme, onde seguimos Kawá Huni Kuin, um pajé aprendiz que se prepara para deixar a sua aldeia nas profundezas da floresta para ir à Europa pela primeira vez.



Assinaturas