Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Alabaster DePlume, Angélica Salvi e Niño de Elche & Raül Refree no Castelo de Leiria


Texto: Agência Lusa | Foto: DR Segunda, 22 de Julho de 2024

O programa Ágora volta ao Castelo de Leiria entre agosto e outubro com concertos, teatro, atividades para famílias e artes visuais, em que se incluem artistas como Alabaster DePlume, Niño de Elche & Raül Refree ou Angélica Salvi.
A iniciativa da Câmara de Leiria e da produtora Omnichord cruza a herança histórica do monumento com propostas artísticas contemporâneas, num diálogo “que respeita um passado, um presente e um futuro”, sublinhou à agência Lusa o programador de Ágora, Guilherme Garrido.
“Temos sempre esta premissa de que quem tem pedras para construir uma muralha tem também pedras para construir uma ponte. São propostas várias e diversas manifestações artísticas que permitem um usufruto do tempo e do espaço e que queremos que alavanquem noções de liberdade, quer a nível de texto, de subtexto e da visitação do próprio Castelo de Leiria”, explicou o organizador.
A 3.ª edição de Ágora arranca a 3 e 4 de agosto, com a inauguração, nas antigas cisternas do Castelo, da instalação ‘Interfluxos’, que explora a relação dinâmica entre o movimento humano e a resposta digital. Trata-se de uma intervenção de João da Fonseca, “um artista de Leiria que esteve muitos anos a trabalhar e a morar na Alemanha. Voltou recentemente e fará o seu primeiro trabalho artístico em Portugal no Ágora”.

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas