Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

ULSRL e CIMRL assinam contrato para construção de creche intermunicipal no hospital de Leiria


Texto: Redação | Foto: ULSRL Sexta, 26 de Julho de 2024

A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) assinaram esta semana o contrato para a construção de uma creche intermunicipal no Hospital de Santo André, no âmbito da candidatura ao Programa Regional do Centro 2021-2027 (Centro 2030), na categoria de Requalificação, Remodelação ou Adaptação de Equipamentos Sociais.
“O contrato preconiza a cedência gratuita pela ULSRL da parcela de terreno sita no Hospital de Santo André durante vinte anos à CIMRL para a finalidade exclusiva de criar a valência de creche e jardim de infância, destinada à utilização pelos filhos dos profissionais da ULSRL”, lê-se no comunicado da ULSRL.
A construção desta creche intermunicipal tem como objetivo principal alargar a capacidade de resposta para os filhos dos próprios profissionais de saúde que decidam fixar-se profissionalmente no Hospital de Leiria.
“No nosso caso particular, achamos prioritário a aposta na construção de creches”, assumiu ontem Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal da Leiria e também da CIMRL, na cerimónia de formalização da obra de requalificação do edifício do Campus 5 do IPL.
O autarca aproveitou o momento para frisar que este acordo será uma ferramenta de fixação de profissionais ligados à área da saúde, já que vai permitir a “possibilidade de oferecer serviços aos funcionários e bebés”. Por outro lado, destacou a aposta do município no apoio à construção de mais nove creches.
“No fim deste Plano de Recuperação e Resiliência vamos ter muita oferta nesta área e vamos ter muitas pessoas, muitos jovens casais que não vão ter outros sítios e vão escolher Leiria para viver por causa disso”, declarou Gonçalo Lopes.
Recorde-se que o anúncio da creche no hospital foi avançado em 2022. Segundo o comunicado divulgado em novembro daquele ano pela CIMRL, esta primeira creche intermunicipal do país terá uma capacidade de resposta para cerca de 50 crianças, a funcionar em horários flexíveis e adaptados aos horários das atividades dos profissionais de saúde que ali trabalham.
O projeto de instalação da primeira creche intermunicipal deverá contar com um investimento superior a 700 mil euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
Antes da assinatura do contrato, foi realizada uma reunião entre os presidentes das Câmaras Municipais e o presidente do Conselho de Administração da ULSRL, tendo sido apresentados projetos para potencial apoio financeiro e logístico da CIMRL. Um deles respeita à criação de uma unidade móvel de rastreios na área da Oftalmologia que, devido à mobilidade inerente, pode abranger todos os concelhos que integram os municípios da área de influência da ULSRL.
“Os rastreios são feitos através de testes oftalmológicos, que são enviados digitalmente para os médicos oftalmologistas da ULSRL para o respetivo diagnóstico, e eventual tratamento e acompanhamento”, refere aquela unidade em comunicado, esclarecendo que os projetos “foram muito bem acolhidos por todos os presidentes das Câmaras Municipais, tendo em conta as múltiplas vantagens para a população, no sentido de melhorar as respostas de saúde dos utentes da região”. |



Assinaturas